O Campeonato Amador 2023, Taça 200 anos de Santana do Livramento, voltou ao Estádio de João Martins neste sábado com as novas seis estreias na competição. A meia hora mais cedo e a temperatura agradável levou mais público ao estádio do 14 de Julho para vez os novos clubes que iniciaram a disputa. Outro destaque da rodada foi a arbitragem de Francisco Dias, Wagner Silveira, ambos integrante do quadro de arbitragem da CBF e Luiz Paulo Duarte, árbitro federado da Federação Gaúcha de Futebol.
Jogo 1
Penharol e Liverpool fizeram um jogo de seis gols com um empate bem movimentado e com muitas reviravoltas. O Liverpool largou na frente no cabeceio do atacante Junior. O Penharol foi em busca do empate e conseguiu na finalização do camisa 21, Diego Fabricio, que acertou um belo chute. A resposta do Liverpool veio no final do primeiro tempo num bonito gol de Marcelo Marcelo Moysés, batendo de fora da área. Na etapa final o Penharol recomeçou a Diego Fabricio que empatou o jogo. O Penharol aumentou o volume de jogo e virou o placar com Enzo Roman. O Liverpool retomou a pressão de num pênalti, no final da partida, Vinicius pegou o rebote do goleiro e empatou a partida em 3 x 3, placar final.
Jogo 2
Torrão FC e ISEF Universitário fizeram a segunda partida da rodada e o clube de a bola aérea foi a arma do jogo no primeiro tempo. Primeiro com o ISEF que abriu o placar no gol de cabeça do centroavante Luis Ignacio. O atleta, porém, sentiu uma lesão pouco depois e teve que deixar a partida. Usando a velocidade pelos lado do campo o Torrão chegou ao empate no cabeceio do pequeno meia Peterson, que subiu mais alto que a defesa uruguaia e empatou o jogo. Na etapa final os jogo se manteve aberto com Peterson marcando mais um para o Torrão e João Vitor para o ISEF. Os dois times criaram oportunidade e o ISEF até atacou mais. Mas num contra ataque aos 39min, o Torrão trabalhou bem a bola e Peterson recebeu na entrada da área e tirou do goleiro, fazendo o terceiro gol dele na partida, garantindo a vitória de virada do Torrão FC, por 3 X 2.
Jogo 3
Desportivo Colina e Caxias fecharam a rodada em mais um jogo que teve virada no final. O Caxias deu trabalho ao Desportivo e largou na frente num pênalti marcou por Wagner Silveira, após desvio da mão do zagueiro do Colina. José Pedro bateu, Diego defendeu, mas no rebote, o meia marcou 1 X 0. O Desportivo Colina foi se ajustando no jogo e marcou o gol de empate aos 40min. Gregory bateu falta com perfeição no canto esquerdo de Gabriel Roque. Na etapa final o jogo seguiu disputado com os dois times construindo oportunidades. O Caxias ficou com vantagem numérica no final com a expulsão do lateral Thomaz, após atingir Jadson com o cotovelo. Com um corte no rosto o jogador do Caxias teve que ser levado até o hospital. O Caxias até pressionava, mas numa jogada pela esquerda, Gregory bateu da entrada da área e acertou o canto esquerdo do goleiro. Era o gol da virada e da vitória do Desportivo Colina na partida. O Campeonato Amador é oficializado pelos Poderes Executivo e Legislativo e tem o patrocínio das empresas Brasil Free Shop e Decor Tintas.