E o Campeonato Amador 2023 já tem seu campeão. Se forma incontestável, o Caxias conquistou a taça 200 anos de Sant’Ana do Livramento ao vencer por 4 X 0 na final os riverenses do Plaza Carreta. Na decisão do terceiro lugar o Conquista venceu nos pênaltis ao Grêmio Santanense.
Jogo 1
A rodada dupla no Estádio de João Martins iniciou com a decisão do terceiro lugar e o jogo Conquista e Grêmio Santanense. O Grêmio começou melhor e acabou chegando a vantagem na falta técnica do goleiro Jonatan, do Conquista, dentro da área. A bola foi rolada para Rafael acertar o canto direito do goleiro. No forte calor cobrou o preso e o Grêmio diminuiu o ritmo na segunda etapa, enquanto o Conquista usou a velocidade para busca o empate. O centroavante Jonas perdeu a primeira chance. Mas quando Carlos Adrian foi lançado as costas da defesa, não teve jeito. Ele tirou do goleiro Rian e empatou o jogo. A igualdade no placar levou a decisão para os pênaltis. Edivan fez 1 x 0 para o Conquista e Cauã, zagueiro do Grêmio, parou na trave. Adrian converteu e Wellington bateu para a defesa do goleiro Rafael. Maico marcou o terceiro pênalti do Conquista e Gregory foi o único a converter para o Grêmio. Mas o goleiro Rafael marcou o quarto pênalti e decidiu o jogo, garantindo o troféu de terceiro colocado para o Conquista.
A decisão
A grande decisão iniciou com o chamamento dos clubes finalistas para o gramado. A solenidade ainda teve execução dos hinos do Brasil e Uruguai. Com a bola rolando o Caxias tomou a iniciativa, enquanto o Plaza manteve a consistência defensiva. A movimentação do Caxias, porém, gerava espaços no meio campo e infiltrações, especialmente pelo lado esquerdo. Mas foi pelo lado direito que o meia Roberto, tabelou com o companheiro e dentro da área foi derrubado pelo zagueiro Nicolas, pênalti. Antônio Elguy converteu e abriu o placar. O Plaza Carreta voltou para o segundo tempo pressionando na busca do empate. Mas o Caxias usou a arma do adversário, a bola, para ampliar. No cruzamento da direita Eliel se antecipou a marcação e ampliou, 2 X 0. O Plaza Carreta teve a grande chance de volta para o jogo aos 20min, quando Victor Hugo foi derrubado na área, pênalti. Waschignton, cobrador oficial da equipe, bateu no canto direito e Gabriel Roque defendeu. Mas não era a noite do Plaza, pois a equipe voltou a falhar na sua principal virtude, a bola aérea. No escanteio da direita, Eliel contou com um desvio na primeira trave, e apareceu livre para tocar para o fundo da rede 3 X 0. Com o jogo decidido o Caxias ainda ampliou aos 34min com o artilheiro do campeonato, Guilherme Castanho, que infiltrou pela direita e bateu no canto oposto do goleiro. O Caxias consolidava ali o título de campeão Amador 2023. Na solenidade de premiação a equipe dividiu a festa com a delegação do Conquista, que celebrou muito o terceiro lugar. O Caxias ainda foi a equipe com a melhor defesa, craque da final e do campeonato e ainda teve Guilherme com o goleador.
PREMIAÇÕES
SELEÇÃO DO CAMPEONATO
POSIÇAO ATLETA EQUIPE
GOLEIRO GABRIEL ROQUE CAXIAS
ALA DIREITA ALLISON PATRICK GONÇALVES CAXIAS
ZAGUEIRO DIR WASCHIGNTON NICOLAS PLAZA CARRETA
ZAGUEIRO ESQ SAIMON JOEL DA SILVA CONQUISTA
ALA ESQUERDA MARCOS RAFAEL GRÊMIO SANTANENSE
VOLANTE DIR CAUÃ CUPSINSKY CONQUISTA
VOLANTE ESQ LUCAS MATHEUS DA ROSA DESP. COLINA
MEIA DIR LUIS ALBERTO MARQUES PLAZA CARRETA
MEIA ESQ. ROBERTO SUM CAXIAS
ATACANTE DIR VICTOR HUGO ESPINOSA PLAZA CARRETA
ATACANTE ESQ. DIEGO FABRICIO PENHAROL
TÉCNICO: CLAUDIO PINTOS PLAZA CARRETA
REVELAÇÃO TALYSON ACOSTA GOMES GRÊMIO SANTANENSE
MELHOR DEFESA: FC CAIXAS
TROFÉU DISCIPLINA CONQUISTA
GOLEADOR: GUILHERME CASTANHO (6 GOLS) CAXIAS
CRAQUE DA FINAL ELIEL DUARTE DOS SANTOS CAXIAS
BOLA DE BRONZE DIEGO FABRICIO PENHAROL
BOLA DE PRATA VICTOR HUGO ESPINOSA PLAZA CARRETA
BOLA DE OURO ROBERTO SUMM CAXIAS