O sentimento de irmandade entre Livramento e Rivera será mais uma vez colocado a prova. Como muitas e muitas vezes ocorre nesta Fronteira quanto o assunto é futebol a Fronteira se divide e por 90min é Brasil contra Uruguai. Este é o contesto da final do Campeonato Amador 2023, que terá sua final no próximo sábado, dia 16 de dezembro no Estádio de João Martins.
Caxias, de Livramento e Plaza Carreta, de Rivera, são os finalistas da 1ª edição do Amador organizado pela Arena Eventos e oficializado pelos Poderes Executivo e Legislativo, marcando os 200 anos de Sant’Ana do Livramento.
Os finalistas foram conhecidos na noite desta quarta-feira em dois jogos eletrizantes no Estádio de João Martins que tiveram desfechos distintos, mas com altas doses de emoção.
Caxias na final
Caxias e Conquista fizeram o primeiro jogo e o primeiro desafio foi adaptar-se ao gramado molhado de João Martins. Apesar disso o campo com gramado cortado estavas em boas condições e a bolça rolou normalmente. O Caxias iniciou pressionando e empurrou o adversário para seu campo. Larry em cobrança de falta chegou a acertar a trave do goleiro Jonathan. Alias a bola molhada dificultava muito para os goleiros. E foi o que ocorreu com Jonathan, do Conquista, aos 15min. Ele acabou soltando a bola alçada na área e Roberto aproveitou a chance para fazer o 1 X 0. O Caxias seguiu marcando adiantado e tirando a velocidade do Conquista. Na etapa final o adversário aumentou seu volume de jogo na busca do empate. Mas o Caxias reforçou a defesa com o volante Eliel e tratou de ficar o máximo de tempo com a bola para quebrar o ritmo e fazer o tempo passar. Apesar do reforço e de várias investidas, especialmente com bola área, faltou a grande chance ao Conquista que acabou vendo a chance escapar. A festa final foi do Caxias que estará na final do próximo sábado.ç
Jogo 2
Plaza Carreta e Grêmio Santanense decidiram a outra vaga e o primeiro tempo foi do Grêmio. A equipe conseguiu atacar pelos lados do campo e até teve algumas chances. Matheus acertou a rede pelo lado de fora e Talyson acertou um chute a queima roupa, mas a bola subiu demais. O Plaza, porém, foi conseguindo fechar os espaços e buscar ameaçar com a bola área e os lançamentos para o atacante Victor Hugo. Na etapa final o Plaza adiantou de vez o time para fazer uma blitz inicial e dificultar a saída do Grêmio. A postura gerou uma sequência de escanteios. No terceiro deles, a bola ficou viva dentro da área e Victor Hugo a empurrou para as redes, 1 X 0, Plaza. Eram 8min de jogo e o Grêmio tratou de sair para pressionar. Mas o Plaza Carreta contra atacou pelo lado do campo e Lucas Daniel venceu a marcação e deu um passe perfeito para Victor Hugo tirar do goleiro Ryan e fazer o 2 X 0. O Grêmio então retomou a pressão, inicialmente com bolas alçadas na área e depois com infiltrações pelos lados do campo. As chances logo aparecer e Matheus quase marcou num chute cruzado. O goleiro Eliseu ainda fez grande defesa no cabeceio de Talyson. O Grêmio renovou as esperanças quando Matheus foi atingido dentro da área por Elisei e o árbitro Wagner Echevarria marcou pênalti, Henrique bateu e marcou o 2 X 1. O Grêmio aumentou a pressão e perdeu chances seguidas, com no cruzado de Matheus e de Talyson, que raspou a trave direita do goleiro Eliseu. A pressão seguiu nos acréscimos e no último lance do jogo Wellington acertou a trave, com a bola quicando sobre a linha e sendo afastada. Os jogadores do Grêmio até reclamaram que a bola entrou, mas a arbitragem manteve a convicção de que a bola não entrou. O Plaza Carreta então respirou aliviado e comemorou a vaga na final. A decisão do Campeonato Amador será no sábado com Conquista e Grêmio decidindo a terceiro lugar as 18h e a grande final entre Plaza Carreta e Caxias acontecendo a partir das 20h no Estádio João Martins.